Você conhece as etapas do tratamento de ortodontia?

Você conhece as etapas do tratamento de ortodontia? O tratamento de ortodontia visa mover a posição atual de seus dentes, de forma que fiquem retos em sua arcada dentária, a fim de melhor suas funções e aparência deles. 

Assim, seus dentes serão mais fáceis de limpar e a distribuição da força será mais equilibrada.

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas optam por um tratamento de ortodontia: o pouco espaço na mandíbula faz com que os dentes fiquem tortos, prejudicando o paciente. Inclusive, também pode acontecer que haja muito espaço na mandíbula e os dentes cresçam no local errado da arcada dentária. Dessa forma, o tratamento de ortodontia alinhará os dentes retos na arcada dentária e os colocará em uma posição melhor. 

Você conhece as etapas do tratamento de ortodontia?

Isso melhora diretamente a aparência e a maneira como os dentes mordem, além da facilidade na limpeza anteriormente comprometida.

Um tratamento de ortodontia pode ser realizado a partir da infância, mas muitos pacientes adultos certamente precisam se submeter à um. A idade é menos importante do que ter um número correto de dentes. Isso ocorre porque, em crianças, pode ser necessário esperar até que haja dentes suficientes antes de iniciar o tratamento. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre, que tal descobrir quais são as etapas do tratamento de ortodontia? Elas são essenciais para um sorriso de sucesso para o paciente! 

Etapas do tratamento de ortodontia

A primeira sessão do tratamento de ortodontia com a CI Odontologia ajuda a determinar os procedimentos que serão realizados futuramente a fim de cuidar dos seus dentes. Nela, examinamos seus dentes, maxilares, gengivas, estrutura óssea e sua saúde bucal em geral. Além disso, determinamos a necessidade do tratamento de ortodontia e, se necessário, estimamos e informamos a duração e os diferentes métodos a serem aplicados. 

Durante essa sessão, você poderá conhecer os responsáveis pelo seu tratamento e tirar todas suas dúvidas e preocupações quanto ao processo. 

Registro de diagnóstico 

Depois de identificada a necessidade de um tratamento, entra-se na etapa do registro, que inclui a radiografia de cabeça e rosto e uma fotografia digital das mandíbulas e rosto. 

Esses registros nos permitem fazer o melhor e mais preciso diagnóstico. O ortodontista responsável explicará então sobre o tipo e método de tratamento ortodôntico a ser realizado, suas diferentes etapas, a necessidade e cirurgia e extração dentária ou a não necessidade de ambos. Você também será informado sobre o tempo estimado – visto que todos os pacientes de um tratamento de ortodontia possuem malformações específicas que requerem um plano de tratamento próprio. 

Tratamento ortodôntico e posição mandibular

Antes de ser aplicado quaisquer tipos de aparelhos nos dentes, o estado da mandíbula é avaliado e, se as mandíbulas se projetam ou retraem, sua posição é corrigida com dispositivos ortodônticos removíveis. 

A idade do paciente é de particular importância, pois em pacientes de 8 ou 9 anos, as mandíbulas podem ser colocadas na posição padrão com ferramentas ortodônticas sem a necessidade de cirurgia. No entanto, a cirurgia com tratamento ortodôntico pode ser necessária em adultos. 

Observe que, em qualquer idade em que você deseje alinhar seus dentes irregulares, você deve primeiro consultar um ortodontista para determinar o método correto de tratamento dos dentes desalinhados. 

Esta é  a função do ortodontista: planejar um plano de tratamento profissional para você, identificar sua necessidade de cirurgia de mandíbula e informar quando solicitar uma cirurgia de mandíbula. Em pacientes adultos, o ortodontista primeiro prepara os dentes para a operação. Em seguida, a cirurgia da mandíbula será realizada por um cirurgião oral e facial. 

O paciente então volta ao ortodontista para continuar o tratamento.

Etapas do tratamento de ortodontia  | Programa

A duração do tratamento ortodôntico depende da idade e da gravidade da malformação dos dentes do paciente. O método de tratamento ortodôntico escolhido por um ortodontista experiente também é de grande importância.

Por exemplo, o tratamento ortodôntico de crianças com certo grau de malformação é mais curto do que o tratamento ortodôntico de adultos. A duração do tratamento com a ortodontia fixa também é menor do que com a removível. O ortodontista leva tudo isso em consideração e, eventualmente, dá ao paciente um esquema de 6 a 30 meses. O ortodontista também informa ao paciente o número de consultas e os respectivos intervalos de tempo

Responsabilidade do paciente durante as etapas do tratamento ortodôntico 

O paciente deve seguir o processo ortodôntico com cuidado e seguir atentamente as instruções do ortodontista. Para obter o melhor resultado do tratamento ortodôntico, considere o seguinte: 

  • visitas regulares de acordo com o agendamento fornecido pelo ortodontista;
  • conformidade com a higiene oral, principalmente à noite; 
  • cuidado e manutenção adequados da ortodontia; 

Etapa final do tratamento de ortodontia

Na etapa final, é recomendado um aparelho adequado para estabilizar o tratamento ortodôntico. O ortodontista fornecerá o horário correto de uso do aparelho ortodôntico, além de explicar sobre a manutenção dele. 

Alguns aparelhos são utilizados em tempo integral durante os primeiros 6 meses. Depois disso, o aparelho só é usado à noite durante vários anos. Existem outros tipos de aparelhos que são usados em tempo integral por uma semana. 

E, por fim, alguns aplicados ao uso nos dentes à noite. 

Marque agora uma avaliação e converse com um especialista

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Deixe seus dados e a equipe da CI Odontologia entra em contato com você!
Artigos relacionados