Lente de contato dental – O que você precisa saber

Lente de contato dental – O que você precisa saber. As lentes de contato dental são laminados de porcelana que revestem os dentes de maneira natural, devolvendo sua beleza e o aspecto branco e atraente que sempre tiveram. São conhecidas pelo nome de lentes de contato dental devido à sua estrutura fina (0,3 mm). 

Desta forma, os profissionais transformam dentes manchados, quebrados, desgastados ou mal posicionados sem agredir a estrutura bucal do paciente, preservando assim a força e garantindo uma facilidade contínua para comer, falar e mastigar. 

As vantagens das lentes de contato dental incluem: brilho permanente, textura extra macia, maior translucidez e durabilidade, pois não mancham e nem pigmentam com facilidade.

Lentes de contato dental | O que você precisa saber

Via de regra, as lentes de contato dental são utilizadas para mascarar todos os defeitos presentes em nossos dentes e assim obter um sorriso perfeito.

Além disso, a aplicação das lentes também é recomendada para corrigir diversas funções dentárias comprometidas por defeitos congênitos. Por exemplo, pode-se pensar no benefício que essas placas podem trazer na função de mastigação, nos casos em que o sujeito em que o sujeito tem um ou mais dentes tortos e não consegue realizar uma mastigação eficiente: basta inserir uma lente de contato dental para resolver definitivamente (ou quase) o seu problema. 

A inserção das lentes de contato dental podem trazer outros benefícios para os dentes, como: 

  • Clareamento dentário: as manchas serão mascaradas pelo revestimento das placas cerâmicas; 
  • Faça seus dentes brilharem por muito tempo; 
  • Melhora algumas características como mastigação (caso haja dentes tortos); 
  • Possibilidade de alongar um ou mais dentes que se desgastam com o passar dos anos devido à idade ou bruxismo; 
  • ‘’Consertar’’ um dente lascado; 
  • Dê ao esmalte dentário o brilho que ele perdeu ao longo dos anos devido à comida, fumo e bebidas (como o café).

Lentes de contato dental são como coroas dentárias?

As coroas são outro tipo de cobertura dentária. As coroas cobrem um dente inteiro, ao contrário das lentes de contato dental, que cobrem apenas a parte frontal dos dentes. 

Uma coroa é um tratamento para um dente gravemente danificado. Já a lente pode não ser capaz de cobrir totalmente um dente quebrado por cáries, mal posicionado ou externamente descolorido, por exemplo.

Ao contrário das lentes de contato dental, as coroas são menos uma escolha estética e mais para preservar e fortalecer.

Elas podem cair dos meus dentes?

O desprendimento das lentes de contato dentais é absolutamente raro. Isso é verdade se o profissional responsável pela aplicação tiver projetado, construído e aplicado à seus dentes com uma hábil preparação anterior para que não se solte. 

Ou seja, as condições que devem ser atendidas são básicas. 

Porém, para isso acontecer, o estado de saúde e a posição inicial dos dentes não devem ser negligenciados e podem levar à modificação de alguns parâmetros se necessário para que a superfície seja coberta.

Existem desvantagens nas lentes de contato dental?

Uma das principais desvantagens das lentes de contato dental é certamente o custo: mesmo que o preço final possa variar de acordo com os materiais utilizados e o dente onde é realizado a operação, alguns pacientes desistem ao compreenderem o valor final. 

Além do preço, podemos listar pelo menos 2 outras desvantagens quando se trata e aplicar uma lente à um dente saudável: 

  • Para realizar esta operação, o dentista deve remover uma parte da superfície dentária, que pode variar de 3% a 30% para obter um bom resultado; 
  • Os efeitos da operação são limitados no tempo: em média, após 10 anos da operação, metade das lentes deve ser substituída por um novo conjunto.

Lente de contato dental – o que você precisa saber. Ficou com alguma dúvida marque agora um avaliação com um especialista

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Deixe seus dados e a equipe da CI Odontologia entra em contato com você!
Artigos relacionados