Cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal

Cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal. É imprescindível cuidar bem de sua saúde bucal e isto não é segredo para ninguém. Já sabemos bem como é importante escovar os dentes diariamente e ir regularmente ao dentista para garantir uma higiene bucal saudável – visto que com essas atitudes você corre um risco menor de sofrer com problemas dentários.

Mas,  será que estas atitudes são suficientes para ter uma boa saúde e proteger bem os dentes, bem como as gengivas e a língua?

Hoje trouxemos alguns cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal, bem como são cuidados que devem ser considerados para a sua saúde em geral. Vamos lá?

Cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal

Uma boa saúde bucal envolve mais do que apenas escovar os dentes.

Para manter os dentes e a boca saudáveis por toda a vida, há etapas pelas quais é importante de você seguir. Aqui estão algumas das quais você deve considerar:

1. Compreender suas próprias necessidades

Converse com seu dentista, endodontista ou higienista sobre quaisquer condições especiais em sua boca e quaisquer maneiras pelas quais suas condições médicas/de saúde.

Por exemplo, tratamentos de câncer, gravidez, doenças cardíacas, diabetes, aparelhos dentários (dentaduras ou aparelhos) podem afetar sua saúde e exigir uma mudança nos cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal.

Certifique-se de informar seu dentista se você tiver experimentado uma mudança em seu estado geral de saúde ou em qualquer medicamento que esteja tomando desde sua última consulta ao dentista.

2. Desenvolva uma rotina diária de saúde bucal

Com base em suas discussões com o profissional de saúde bucal sobre as condições atuais que você possa ter de saúde bucal, está na hora de desenvolver uma rotina de saúde bucal que seja fácil de ser seguida diariamente.

Por exemplo, pessoas com condições especiais, incluindo gravidez e diabetes, podem requerer instruções adicionais e talvez tratamentos diferenciados para manter a boca saudável.

É importante, como paciente, de que você compreenda os cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal e/ou com os tratamentos adicionais necessários, comprometendo-se com as tarefas extras e incluindo-as em sua rotina diária de saúde.

3. Use flúor

Crianças e adultos se beneficiam do uso do flúor.

Isto porque o flúor fortalece o desenvolvimento dos dentes em crianças e previne o surgimento de cárie dentária no crescimento e fase adulta. Os dentifrícios e enxaguantes bucais contêm flúor. Converse com o seu dentista sobre suas necessidades de flúor. Pergunte se você precisa de suplementos de flúor ou um produto de flúor de alta concentração.

4. Escove, use fio dental e enxágue sua boca diariamente

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia (preferencialmente de manhã e antes de dormir), além de fazer uso do fio dental por pelo menos uma vez ao dia. Se possível, o melhor cenário é escovar seus dentes logo após qualquer refeição ou pequeno lanche.

Essas atividades removem a placa, que, se não removida, se combina com os açúcares para formar ácidos que levam à cárie dentária. Comumente, a placa bacteriana é a principal causa de doenças gengivais e periodontais em grande parte dos pacientes.

5. Faça uma dieta balanceada e limite a quantidade de lanches

Coma uma variedade de alimentos, mas coma menos alimentos que contenham açúcares e amidos (por exemplo, biscoitos, bolos, tortas, doces, sorvete, frutas secas e passas, refrigerantes, batatas fritas).

Esses alimentos produzem a maioria os ácidos na boca, o que dá início ao processo de decomposição dos dentes. Assim, se você fizer ‘’aquele lanchinho’’, escove os dentes depois ou masque chiclete sem açúcar.

6. Se você fuma, é o momento de parar (é pelo bem do seu corpo também!)

Fumar cigarros ou usar produtos de tabaco aumenta o risco de câncer oral e câncer de laringe, faringe ou esôfago, além dos riscos envolvendo doenças gengivais, mau hálito, descoloração do dente entre outros problemas de saúde bucal e geral.

7. Examine sua boca regularmente

Familiarize-se com a aparência de sua boca e dentes por meio de exames frequentes. Dessa forma, você será capaz de detectar quaisquer alterações em um estágio inicial e ter essas alterações examinadas por um dentista.

Procure o desenvolvimento de manchas, lesões, cortes, inchaços ou crescimento nas gengivas, língua, bochechas, dentro dos lábios  ou céu da boca. Examine os dentes para ver se há sinais de lascas ou rachadura, bem como descoloração e frouxidão.

Se você sentir alguma alteração na mordida ou sentir dores, ligue para o dentista o mais rápido possível – um exame oral é particularmente importante se você for fumante, pois o risco de desenvolver câncer bucal é maior.

8. Visite seu dentista regularmente

A recomendação padrão é visitar seu dentista duas vezes por ano para check-in e limpezas.

Converse com seu dentista sobre a frequência mais adequada para você e cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal.

9. Outros cuidados que você precisa ter com sua saúde bucal

Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista irão ajudá-lo a manter seus dentes e gengivas saudáveis. Mas, podemos acrescentar algumas outras dicas rápidas pra você também:

• Ao utilizar o fio dental, use um movimento de serra lento e suave, para não machucar seus dentes ou causar sangramentos;
  • Proteja seus dentes de ferimentos, fazendo uso de protetor bucal ou capacete na prática de esportes;
  • Não negligencie sua língua – ela também pode acumular placa bacteriana. Isso não só pode causar mau odor, como também pode levar a outros problemas de saúde bucal;
  • Trate o uso do fio dental tão importante quanto escovar;
  • Considere bochechos – principalmente, com o uso de enxaguante bucal.

E não esqueça que visitar o dentista regularmente é muito importante, marque agora uma avaliação na CIO

Deixe seus dados e a equipe da CI Odontologia entra em contato com você!